Dentre muitos perigos existentes na relação entre maquinários industriais e operadores, foi criada a chamada proteção mecânica de máquinas. Trata-se de uma barreira mecânica ou eletrostática que serve para proteger as partes do corpo contra o acesso à essas zonas de perigo. Os operários são protegidos e preservados das áreas de risco. O objetivo da proteção mecânica de máquinas é eliminar ou neutralizar através de técnicas tudo o que seja de origem mecânica e possa apresentar perigo e substituir por meios e proteções mais adequadas.

PRINCÍPIOS BÁSICOS E TIPOS DE PROTEÇÃO MECÂNICA DE MÁQUINAS

O perigo das máquinas, seja por suas partes ou componentes, está condicionado pela sua forma (arestas, rebarbas, partes pontiagudas), posição relativa (zonas de contato iminente), à massa e à instabilidade (energia potencial), à massa e à velocidade (energia cinética), resistência mecânica à ruptura ou deformação e acumulação de energia, etc.

Existem alguns riscos comuns que ocorrem sem a proteção mecânica de máquinas, tais como: arrastamento, impacto, esmagamento, seccionamento e cisalhamento. Para isso, deve-se considerar a conexão, diâmetro, inércia, forma e estado da superfície, acessibilidade, forma, dimensão e abertura das saliências e distância entre a parte rotativa e a fixa. Todos esses problemas podem ocorrer com diversos mecanismos de máquinas, como: polias, volantes, ventiladores, etc.

A identificação dos fenômenos perigosos que podem ocorrer sem a utilização da proteção mecânica de máquinas não é suficiente para descrever o risco. É preciso conhecer alguns outros elementos, como: gravidade possível do dano, frequência ou tempo de exposição ao perigo e probabilidade de da ocorrência do dano.

Dentre os diversos tipos de dispositivos principais para proteção mecânica de máquinas, podem ser citados dois tipos importantes utilizados a fim de prevenir acidentes. São eles: proteção fixa (tipo de barreira posicionada e fixada na máquina que serve para que nenhuma parte do corpo do trabalhador entre em contato com a zona de perigo) e proteção móvel (tipo de barreira que se movimenta em certo momento da operação e se coloca entre o operador e a zona de perigo, dessa forma impedindo alcançar o ponto perigoso durante o período crítico da operação. É utilizada em operações que requerem a abertura da área de perigo a cada ciclo da máquina).

FLEXTECH SOLUÇÕES – PROTEÇÃO DE MECÂNICA DE MÁQUINAS DE QUALIDADE

A empresa Flextech Soluções é representante autorizada e atua com a distribuição e comercialização de materiais e produtos eletroeletrônicos. Entre seus diversos produtos para proteção mecânica de máquinas podem ser encontrados: proteção mecânica para tornos, fresa, furadeira esmeril e muitos outros para adequação NR12/10.

A empresa Flextech preza a responsabilidade e o compromisso com o seu papel na realização dos objetivos e de seu resultado final, tanto na parte financeira quanto no produto ou serviço. A empresa também preza o respeito entre as pessoas, contando com um ambiente de trabalho que possibilita o desenvolvimento, a satisfação e o orgulho de pertencer.

PARA SABER MAIS SOBRE PROTEÇÃO MECÂNICA DE MÁQUINAS

Ligue para: 19 3396-4876 / 19 3396-4879 ou entre em contato por e-mail: flextech@flextechsolucoes.com.br