Estreante na Feimec (Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos), que acontecerá de 03 a 07 de maio deste ano, no São Paulo Expo, em São Paulo, a Flextech Soluções Industriais e Comércio, referência nas áreas de segurança e automação industrial, fabricante de equipamentos eletromecânicos e painéis elétricos e fornecedora de soluções customizadas de proteção mecânica para máquinas operatrizes, irá lançar no evento o MINOR AER  –  Proteções de Tornos

Segundo o diretor comercial e de planejamento da Flextech, Edilson Gonçalves, “trata-se de uma proteção para placa do torno deslizante, feita de chapa metálica, apresentando como diferencial grandes janelas com telas de policarbonato na parte superior e frontal, que permitem total visibilidade”, explica. Ainda de acordo com Gonçalves, o novo equipamento possui completo sistema micro-interruptor  de segurança com ruptura positiva,

Outra novidade que será exposta na feira é a linha de Botoeiras de Comando Pendente para diversos tipos de aplicações. O produto é caracterizado por um design ergonômico e intuitivo, com alta confiabilidade de funcionamento, com diferentes configurações e possibilidade de coluna simples ou dupla, de 02 a 14 botões. Possui, ainda, intertravamento mecânico, botões gravados a laser, conexões acionadas por mola ou parafuso e isolamento duplo IP65, em conformidade com as mais rígidas normas de segurança nacionais e internacionais.

O Sistema de Controle de Segurança SCSW, fornecido pela Flextech, será outro destaque. Trata-se de uma solução compacta para segurança de máquinas e equipamentos, que oferece alto grau de proteção para o circuito e para o motor em casos de paradas de emergência, reduzindo os riscos de acidentes.  Apresenta como principais características: potências de 0,5 a 15 cv; tensão: 220 V ca e 380 V ca; categoria de segurança 4 / PLe / SIL3; comando com tensão em 24 V cc; grau de proteção IP52 ou IP65 e tamanho compacto; e opções com seccionadoras e disjuntor-motor. “Equipado com opções de controles de segurança como sensores, chaves mecânicas, cortina de luz e comandos bimanuais, é ideal para fabricantes de máquinas, revendas e empresas focadas na adequação de máquinas conforme as diretrizes da NR12”, afirma Gonçalves, ressaltando que a solução fornecida pela Flextech é completa e customizada, de acordo com a necessidade do cliente. “Conseguimos personalizar a solução para entregar junto com as nossas proteções”, enfatiza.

O Dispositivo de Segurança DP-3-0043-0 também será apresentado no estande. Desenvolvido com o objetivo de impedir o acesso acidental e não intencional à zona de trabalho (na lâmina da serra de fita, pelo lado frontal, traseiro ou pela parte superior), o dispositivo de segurança é ajustável para máquinas de serra fita, garantindo a segurança do operador, graças a sua estrutura rígida de aço e proteção transparente em policarbonato espesso de 8mm. De fácil instalação e baixa manutenção, o dispositivo está de acordo com os princípios da ABNT.

A Flextech irá expor, ainda, a Proteção Mecânica para Fresadora com microinterruptor de segurança tripla. Atendendo a NR-12, a proteção garante maior flexibilidade no manuseio da máquina, devido ser montada em braço articulado, com dobragem vertical e suportado por mola de gás, com cúpula em aço tubular e policarbonato. O produto está disponível com ou sem iluminação (20 W) e fixação direita ou esquerda.

Por fim, a empresa também levará para exposição os produtos para Sistemas de Manuseio, que inclui estações de controle pendentes de fileira única e dupla até 14 teclas para controle e comutação direta, chaves de limite de posição e de engrenagem rotativa, anéis coletores, buzinas de aviso, trilhos de condutor de barramento, linha multipolares e sistema festoon.

Lançamento Oficial do Guia de Redação de Manual de Instruções de Máquinas e Equipamentos

Durante a Feimec 2022, a Flextech aproveitará a oportunidade para fazer o lançamento oficial do Guia de Redação de Manual de Instruções de Máquinas e Equipamentos, o qual será sorteado no final do evento para os visitantes do estande. A obra traz orientações técnicas para que as empresas consigam elaborar seus próprios manuais de produtos, buscando amenizar as dúvidas e as dificuldades que um redator técnico tem na elaboração do seu manual de instruções.

A obra é de autoria de Luiz Carlos Devienne de Almeida, que possui especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Faculdade de Engenharia de Bauru (UNESP) e graduação em Engenharia Mecânica pela Escola de Engenharia de São Carlos (USP). É coordenador, relator de grupos de trabalhos e membro de comissões de estudos da ABNT, na área de máquinas e equipamentos.